terça-feira, 11 de outubro de 2011

Júlio Dinis, cada vez gosto mais desse homem... *.*

"Os mártires que se analisam, e nos fazem resenha e inventário dos seus tormentos; esse que, todos os dias, desenvolvem em estilo imaginoso a fisiologia do seu próprio coração, indagam a teoria do padecer, que, dizem eles, os tortura e o fazem com uma profundeza de vistas, verdadeiramente filosófica... esses mártires... para falar a verdade não creio muito neles. Quem sofre deveras, tenho eu para mim, acha-se com pouca vontade de esquadrinhar os mistérios do sofrimento e não se põe com grandes filosofias a esse respeito. Eu julgo mais natural e sincero fazer como a pequena Margarida, depois da partida de Daniel: subindo todas as tardes ao outeiro silvestre onde tantas vezes ele se viera sentar também, sentia cerrar-se-lhe o coração de tristeza, e... desatava a chorar. Não sei que moda anda agora de não se considerar o choro como a mais eloquente expressão de pesar! Eu, por mim, é dos sinais em que deposito mais fé."

As Pupilas do Senhor Reitor, Júlio Dinis, Capítulo VI


Esta é uma das formas mais verdadeiras de explicar o sofrimento que eu já li. Cada vez mais me embrenho neste livro maravilhoso e, só leio pouco por dia, com receio de o acabar e não me poder encantar mais vezes com as novidades que nele vejo. É uma leitura essencial e que aconselho a toda a gente. Só de pensar que os Maias, de Eça de Queiroz saíram em 1888 e que As Pupilas do Senhor Reitor foram editadas pela primeira vez em 1869... Uma obra não tem nada a ver com a outra, tal como a linguagem dos dois autores. Se bem que, após ler este livro e o Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco, me reembrenharei nos Maias para ver se me apaixono por essa obra, uma vez que já não o lerei obrigada.

Sem comentários:

Enviar um comentário