sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Casamento

"Aqui tens o guarda-chuva do teu marido" disseram-me hoje.

Não sou casada, até porque sou menor, nem tenho intenções de me casar. No entanto, tal declaração deixou-me inconfortável, com arrepios. Casamento... Raramente me lembro disso... Porém, um sentimento de medo, terror puro, assombrou-me. Sempre que penso na hipótese de um casamento, sinto um terror incontrolável, incontornável... É-me quase impossível respirar. As pessoas não acreditam que o que eu tenho seja uma fobia. Mas a verdade pura e absoluta é que é. Tenho gamofobia. Gamofobia é o medo de casamento, é um distúrbio psíquico que se traduz num medo mórbido, irracional, desproporcional, persistente e repugnante do matrimónio.

Chamam-me de parva e infantil. Mas todos nós temos medos e fobias. A minha está bem escondida e é quase impercebível, mas está lá. Não o consigo evitar. Os poucos que acreditam em mim perguntam-me de onde foi originado esse medo. Simplesmente não sei. Nem sequer tenho motivos para o ter. Mas está lá, sempre presente, inevitável...

----------------

Os meus pais continuam a guardar garrafas caras para o meu grande dia: o dia em que eu me irei casar daqui a uns quantos anos. As garrafas repousam na garrafeira da família e o meu pai nem deixa a minha mãe limpar certas garrafas com medo de danificar o rótulo pela sua antiguidade. Uma já quase que nem tem rótulo, já está todo estragado e nem sequer temos oportunidade de vê-lo. Guardam-nas com carinho, com a certeza que as irão abrir nesse dia especial em que um dos seus grandes sonhos se irão cumprir. O dia em que terei um marido e serei sua mulher. As garrafas continuam lá na garrafeira. Imóveis, ainda por abrir e sei que continuarão assim, devido ao meu problema.

Existe cura. É necessário psicólogos e já existiram pessoas que ultrapassaram o problema. No entanto, não considero uma fobia necessária de ser ultrapassada para avançar com a minha vida futura. Sou gamofóbica, mas não tenho medo de me juntar, nem de ter filhos... Então qual é o problema de não assinar um papel? É aqui que se encontrar a minha grande dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário